segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Barra: Rio Grande começa a encher graças às chuvas em sua bacia no oeste da Bahia




cheiariograndebarrabahia


Quem passa pela orla de Barra no oeste da Bahia já começou a perceber a mudança na paisagem, o motivo são as chuvas na Bacia do Rio Grande. Há meses os barrenses convivem com a forte seca nos rios Grande e São Francisco, contudo na ultima semana do mês de Novembro os sinais de recuperação já são visíveis.


A Revista Barra Magazine tem acompanhado e realizado registro fotográfico dos níveis de ambos os rios. Na ultima semana do mês de Novembro o nível do Rio Grande subiu aproximadamente 45 centímetros. Em apenas três dias entre 25 e 28, os apontamentos na margem da orla do município registraram aproximadamente 25 centímetros.


Em Barra, os moradores aprenderam a identificar quais dos dois rios estão enchendo ao observar o comportamento dos mesmos no local conhecido como “Pedestal – Encontro dos Rios”. Neste local o Grande de cor azul desemboca no São Francisco de cor marrom, percorrendo um caminho sem que se misturem devido à sua densidade, formando um lindo cartão postal.


Quando o Grande está enchendo, ganha volume e força empurrando as águas do São Francisco, ganhando mais espaço e se misturando bem mais distante da frente da cidade. Já quando o majestoso São Francisco está enchendo, com toda sua força e imponência, represa o Grande trazendo o encontro dos rios para próximo do Mercado Municipal.


Apesar da cheia que se aproxima as expectativas não são as melhores, a cada ano que passa os rios enchem menos, as lagoas e várzeas não são abastecidas. Muitos ribeirinhos falam que a seca de 2016 será uma das piores, e o que mais preocupa é a falta da cheia que renova a vida em toda a região, favorecendo as plantações e o pasto para os animais.


Por Juan Felix – Revista Barra Magazine




Barra: Rio Grande começa a encher graças às chuvas em sua bacia no oeste da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário