segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Mariana: Vento muda de direção e empurra lama para o litoral Sul do ES





O vento no litoral Norte do Espírito Santo mudou de direção e já começa a empurrar a lama de rejeitos de mineração da barragem da Samarco, cujos donos são a Vale e a anglo-australiana BHP Bilton, em outro sentido.


Antes o vento estava vindo do Sul e empurrava a lama para o Norte. Agora é contrário, como diz a coordenação do projeto Tamar. “O vento está nos ajudando. O tempo está nos ajudando. Está alternando entre sul e norte e mantendo essa mancha concentrada na região da foz e municípios vizinhos à linhares”.


Outra mudança é que a lama está avançando mais mar adentro. Neste domingo, ela já podia ser vista a 20 km da costa.


A Samarco emitiu uma nota neste domingo dizendo que lama atingiu uma área de 26,7 quilômetros quadrados na região da foz de Linhares, sendo 25 km ao norte, 6,9 km a leste (mar adentro) e 4,7 km ao sul (foz). “Este foi o resultado do sobrevoo da sexta-feira (27), realizado por empresa especializada em aerolevantamento e georreferenciamento contratada pela Samarco”, diz a empresa.


A mineradora ainda diz que  a lama ainda não saiu de Linhares e, de acordo com o coordenador de monitoramento do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia, Eduardo Topázio, é “extremamente remota a possibilidade da lama chegar ao litoral Sul da Bahia, principalmente, nas praias de Itacaré, Alcobaça e Abrolhos, conforme nota publicada no site da instituição”.


Fonte: G1




Mariana: Vento muda de direção e empurra lama para o litoral Sul do ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário