quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Brasil: Três internos da Fundação Casa são aprovados em universidade




image


João (nome fictício) foi transferido da Grande São Paulo para a unidade 3 da Fundação Casa em Sorocaba (SP). Ele é cumpre internação por ter participado em um sequestro relâmpago. A reportagem do G1 conta que o jovem se dedicou aos estudos e prestou o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) em dezembro. João conquistou então uma vaga para cursar Direito em uma universidade.


João (nome fictício) foi transferido da Grande São Paulo para a unidade 3 da Fundação Casa em Sorocaba (SP). Ele é cumpre internação por ter participado em um sequestro relâmpago. A reportagem do G1 conta que o jovem se dedicou aos estudos e prestou o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) em dezembro. João conquistou então uma vaga para cursar Direito em uma universidade.


“Achava que voltaria para o crime. Mas quando cheguei em Sorocaba, tudo mudou. Minha tutora acreditou em mim e me incentivou. Estudava o tempo todo para o tempo passar mais rápido e consegui a vaga. Agora a meta é ser defensor público”, conta o interno.


João foi selecionado por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O jovem tinha desistido dos estudos no 1º ano do ensino médio porque, segundo ele, “era difícil acompanhar o ritmo em uma sala com mais de 40 alunos”. A decisão de deixar o colégio não foi aprovada pela família, muito menos pelo pai.


O jovem paulistano contou ao G1 que sempre uma grande culpa por ter decepcionado o pai. “Ele é um homem trabalhador e honesto. Na primeira ligação que recebi aqui dentro [na Fundação Casa], ele disse que quando eu sair, vai estar me esperando para eu mudar de vida. Ele vai ficar muito feliz com a minha aprovação”, afirma.


Outro internado aprovado no Enem foi Lucas (nome fictício), de 18 anos. O jovem passou para cursar educação física em uma universidade da região. Ele cumpre pena há oito meses por assalto. Segundo ele, a mãe, o irmão mais novo e o padrasto ficaram emocionados com a notícia. “Minha mãe tinha o sonho de me ver sendo orador na formatura. Ela sempre me falava isso. Demorou, mas agora vou começar a cumprir essa meta. Meu maior sonho é que ela e toda a minha família se orgulhem de mim”, diz.


Lucas foi aprovado no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O interno diz que contou com o incentivo da equipe multidisciplinar para a conquista. “Enquanto há vida, há esperança. Quando fui internado, minha mãe me perguntava o que mais precisava acontecer para eu ver que estava agindo de maneira errada. Fizemos do erro, um acerto”.


A coordenadora pedagógica da unidade, Luciana Monteiro dos Santos, disse que nove internos participaram do Enem na Unidade 3 da Fundação Casa. Três deles conseguiram bolsas de estudos para o ensino superior, um deles obteve bolsa integral nos cursos de ciência da computação e filosofia pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).


“A grade escolar dos internos é como a grade estadual de ensino. Eles estudam das 7h às 12h, têm os intervalos e à tarde, educação profissional básica. Damos as ferramentas para quem quer recomeçar”, explica.


Luciana relatou ao G1 que a a maioria dos internos volta a se dedicar à educação por acreditar no sistema de ensino da Fundação Casa


Fonte: Noticia ao Minuto


Publicado Por Tainá Almeida – Revista Barra Magazine




Brasil: Três internos da Fundação Casa são aprovados em universidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário