quarta-feira, 25 de maio de 2016

Barra: Professores da Rede Municipal de Ensino entram em greve por tempo indeterminado




1-IMG_2620


Professores da Rede Municipal de Ensino de Barra no oeste da Bahia entraram em greve por tempo indeterminado no dia 24 de Maio com objetivo de cobrar da administração pública municipal o cumprimento de diversos direitos trabalhistas. Segundo os organizadores o movimento grevista conta com uma adesão de aproximadamente 80% da categoria.


Ao deflagrar a greve, os profissionais saíram pelas ruas da cidade com diversas faixas, cartazes e carro de som protestando e reivindicando seus direitos. O protesto se estendeu até a sede da Prefeitura Municipal de Barra onde os professores fizeram cobranças, discursos e cantaram o hino nacional. Nenhum representante da administração pública saiu para recepcionar os professores, que após realizarem seu ato seguiram para a sede do sindicato.


1-IMG_2725


De acordo com a notificação encaminhada pelo SINDIBARRA ao secretário de educação do município no dia 10 de Maio, a categoria informou que deflagraria a greve no dia 24 de Maio em razão de diversos motivos, dentre eles:


– Ausência de concessão da mudança de nível para os profissionais que se qualificaram em cursos de graduação e pós graduação e o pagamento da respectiva gratificação.


– Ausência de concessão de reajuste do piso salarial no percentual de 13,01% em relação ao ano de 2015 para todos os profissionais.


– Ausência de aplicação da carga horaria de trabalho prevista por lei.


– Ausência de pagamento no período das ferias da gratificação para os profissionais que trabalham em locais de difícil acesso.


– Falta de implantação do processo de Gestão Democrática nas unidades de ensino do município.


– Ausência da manutenção da jornada de trabalho de 40 horas para os profissionais que tiveram suas jornadas ampliadas.


A Prefeitura Municipal por meio da Secretária de Educação através do seu secretário, Washington Leandro, emitiu nota à categoria onde alega que devido 2016 ser um ano eleitoral algumas restrições estão impostas pela lei eleitoral, que veda a mudança de nível até a posse dos eleitos. Em nota também informam que o reajuste do piso salarial de 13,01% foi cumprido conforme determina a lei.


Não satisfeitos com as respostas recebidas até o momento da administração municipal, a categoria mantém a greve e promete uma grande carreata pelas ruas da cidade na segunda-feira dia 30 de Maio.


Por Juan Felix – Revista Barra Magazine


 




Barra: Professores da Rede Municipal de Ensino entram em greve por tempo indeterminado

Nenhum comentário:

Postar um comentário