sexta-feira, 20 de maio de 2016

Nacional: Comitê da Bacia do São Francisco reúne-se em Aracaju




image


Realizou-se nesta quinta-feira (19) em Aracaju (SE) a XXIX plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.


Mesmo diante das ausências da presidente do Ibama, Marilene Ramos e do diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, que não puderam comparecer em decorrência de mudanças feitas no governo federal, o debate foi considerado produtivo.


Presente ao evento, o diretor-presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Clécio Falcão, reclamou das dificuldades que a empresa está enfrentando por conta das medidas restritivas.


“O problema atingiu o abastecimento d’água de todo o semiárido alagoano. Dos 102 municípios do Estado, metade é abastecida diretamente pelas águas do São Francisco”, disse o presidente.


Segundo ele, foi preciso fazer adequações não previstas no sistema de captação, pois, caso contrário, a população ribeirinha não teria acesso à água.


“Fizemos intervenções com recursos próprios. Não tivemos nenhum tipo de apoio do governo federal, apesar de sabermos que nenhuma empresa de saneamento tem condição de arcar com esse tipo de problema sozinho”, afirmou.


Anivaldo Miranda, presidente do Comitê, ressaltou que além da questão da quantidade da água, a entidade tem se preocupado, também, com qualidade do produto.


“Este século trouxe novos desafios. A qualidade da água é mais grave porque implica em uma dimensão que perpassa a gestão de recursos hídricos, que é a saúde pública”, disse ele.


A Procuradora da República, Marta Carvalho, deu ciência ao Comitê da ação civil pública ajuizada por pescadores do Estado de Sergipe, que alegam prejuízos causados pela redução da água no baixo São Francisco.


Atualmente, a vazão (água que sai) dos reservatórios de Xingó e Sobradinho, ambos situados na calha do rio São Francisco, é da ordem de 800 m3/s, após reduzir progressivamente de 1.300m3/s, vazão mínima estabelecida pelos órgãos reguladores, incluindo o CBHSF.


O Comitê é integrado por representantes do poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água e sua finalidade é realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável.


Fonte: Inaldo Sampaio




Nacional: Comitê da Bacia do São Francisco reúne-se em Aracaju

Nenhum comentário:

Postar um comentário