Nova novela das nove da Globo, “Velho Chico” começa hoje cercada de expectativas. Trata-se do retorno de uma trama rural ao horário nobre, após quase 15 anos. Como o nome sugere, a novela se dá às margens do Rio São Francisco, um dos principais cursos d’água do Brasil. Para recriar a cidade fictícia de Grotas de São Francisco – principal local da trama -, os produtores escolheram o Nordeste como pano de fundo, como não poderia deixar de ser. E o melhor é que você pode conhecer de pertinho a maioria das locações.
A novela – que se passa em três fases diferentes -, conta a história de duas famílias que disputam terras no Sertão Nordestino. No meio das brigas, nasce um romance proibido entre os dois herdeiros: Maria Tereza (Isabella Aguiar/ Julia Dalavia/ Camila Pitanga) e Santo (Rogerinho Costa/ Renato Góes/ Domingos Montagner). Além deles, nomes como Antônio Fagundes, Rodrigo Lombardi, Rodrigo Santoro, Chico Diaz e Fabiula Nascimento também estão incluídos na trama.
As gravações foram feitas em três estados: Bahia, Alagoas e Rio Grande do Norte. As cidades de São Francisco do Conde e Cachoeira foram escolhidas para as cenas em território baiano, além da região de Raso da Catarina. Em Alagoas, as cenas se passam no pequeno município de Olho D’água do Casado. Já no Rio Grande do Norte, Baraúna serviu de locação para o folhetim.Localizada às margens da Baía de Todos os Santos, São Francisco do Conde fica a cerca de 70 quilômetros de Salvador. A cidade é cercada por pequenas e bucólicas ilhas, muitas delas ocupadas por construções históricas. A principal locação de “Velho Chico” na Bahia foi a Ilha de Cajaíba, que fica a poucos quilômetros da costa do município. O local foi ocupado durante o auge da indústria açucareira e chegou a servir de residência para Mem de Sá, terceiro Governador da história do Brasil. Até hoje, a ilha conta com um engenho de açúcar, que fica dentro do casarão histórico que servirá de residência para os Sá Ribeiro, em “Velho Chico”.
Já o Raso da Catarina foi a região escolhida para recriar o ambiente árido do Sertão Nordestino. Trata-se do local mais seco de todo o estado da Bahia, moldado por cânions, árvores típicas da caatinga e um espaço de quase 40 mil quilômetros quadrados de reservas ecológicas. Além disso, é no Raso da Catarina que fica o belíssimo Parque Estadual de Canudos, palco da icônica Guerra de Canudos.
As belas plantações de algodão – que podem ser vistas em diversas cenas da novela -, foram filmadas nas cidades de Baraúna, no Rio Grande do Norte, e em Olho D’Água do Casado, em Alagoas. O município alagoano, inclusive, está incluído na deslumbrante Rota do Cangaço, roteiro turístico que percorre os passos de Lampião e Maria Bonita no Sertão. A base para os passeios é o município de Piranhas, que fica a cerca de 15 quilômetros de Olho D’Água, às margens do Rio São Francisco.
Por falar no Velho Chico (o rio, e não a novela), vale esticar seu roteiro até o Cânion do Xingó, através de embarcações que percorrem os paredões rochosos que margeiam o Rio São Francisco. Por lá, é possível mergulhar nas águas do mais famoso rio do Nordeste, e conhecer um pouco mais sobre as populações ribeirinhas da região. Os barcos turísticos saem do município de Canindé do São Francisco, que fica a 25 quilômetros de Olho D’Água, já em território sergipano.
Velho Chico: Conheça os lugares que serviram de cenário para a novela das 9
Nenhum comentário:
Postar um comentário