quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Educação: Sisu oferece mais de 12 mil vagas na Bahia




image


As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação (Sisu/MEC) tiveram início na segunda-feira (11). Através do sistema, os candidatos que prestarem o último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem concorrer às vagas de instituições públicas de ensino superior. Na Bahia, serão ofertadas 12.567 vagas nas universidades públicas em todo o estado. As inscrições desta primeira fase irão até a próxima quinta-feira (14). 


Para participar do processo seletivo, o candidato escolhe duas opções de curso. Como parte das políticas de ações afirmativas, algumas instituições oferecem vagas reservadas, enquanto que outras adotam bônus na nota do candidato. Os critérios para conseguir uma vaga irão variar de uma instituição para outra. Algumas exigem que o candidato tenha tirado uma nota mínima no exame, outras valorizam um peso maior em determinada prova. 


Há ainda a nota de corte, que é a menor nota para ficar entre os selecionados em um curso, com base no número de vagas e no total de candidatos inscritos. Uma vez por dia, até a próxima quinta-feira, o Sisu calcula a nota de corte para cada curso. Esta nota, no entanto, é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição. Todo o processo é feito gratuitamente.  


A chamada regular tem início no dia 18, havendo também a opção de participar de uma fila de espera, caso não o candidato não seja selecionado. A partir daí são iniciadas as matrículas no dia 22, 25 e 26 de janeiro. A lista de espera começa também no dia 18, e vai até 29 de janeiro. O candidato que pretende participar da lista precisa acessar o Sisu. A partir de dia 4 de fevereiro, o participante deve procurar a instituição para acompanhar sua possível convocação e posterior matrícula no curso desejado. Em todo o Brasil, serão mais de 228 mil vagas em 131 instituições. 


Ufba é a instituição com mais oportunidade de acesso no estado 


A Universidade Federal da Bahia (Ufba), é a instituição do estado com o maior número de vagas. Ao todo são 4.442 novas vagas de graduação para 89 opções de curso. O resultado da primeira chamada será divulgado no próximo dia 18. Não participam das vagas ofertadas pelo SISU os cursos que exigem processo seletivo especial: Artes Plásticas, Design, Licenciatura em Desenho e Plástica, Superior de Decoração; Direção Teatral, Interpretação Teatral, Licenciatura em Teatro; Canto, Composição e Regência, Instrumento, Licenciatura em Música e Música Popular – embora os candidatos a esse cursos também devam ter se submetido obrigatoriamente às provas do Enem.


A seleção adota o critério de reserva de vagas, em quatro modalidades: Escola Pública/Pretos/Pardos/Indígenas/ com renda familiar menor ou igual a 1,5 salário mínimo; Escola Pública /menor ou igual a 1,5 salário mínimo; Escola Pública/Pretos/Pardos/Indígenas; e Escola Pública. Os candidatos que optarem pela reserva de vagas também concorrem pelo sistema de ampla concorrência, do qual participam todos os candidatos. Os cursos serão oferecidos nas modalidades Curso de Progressão Linear (CPL); Curso Superior de Tecnologia (CST); e Bacharelado Interdisciplinar (BI). 


A Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) está ofertando 1.455 vagas para seus 31 cursos de graduação. O processo seletivo reserva de 10% das vagas de ampla concorrência para surdos no curso de Letras/Libras, ofertado no Centro de Formação de Professores (CFP), no campus de Amargosa. Além disso, 50% das vagas são para estudantes de escolas públicas, dos quais 76,67% estão reservados aos pretos, pardos e indígenas.


Obrigatoriamente, os ingressantes dos cursos oferecidos no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Centro de Cultura Linguagem e Tecnologia Aplicada, Centro de Ciências da Saúde, e Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade deverão cursar o Bacharelado Interdisciplinar ou Similar como primeiro ciclo de formação.


Já a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) oferece 964 vagas nos 29 cursos de graduação. Enquanto isso, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) oferece 480 vagas para a primeira chamada do Sisu. As vagas são referentes ao semestre de 2016.1 e estão distribuídas entre os campi de Itabuna, Teixeira de Freitas e Porto Seguro. 


s, a média foi de 558,1. Em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, a média foi de 478,8. Em Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, a média foi 505,3. Por fim, a média de Matemáticas e suas Tecnologias foi de 467,9.


Fonte: Tribuna da Bahia


Publicado Por Tainá Almeida – Revista Barra Magazine




Educação: Sisu oferece mais de 12 mil vagas na Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário