Durante o final de semana a cidade de Barra no oeste da Bahia recebeu a visita do, professor, escritor, tradutor e lingüista da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Católica de Brasília, Pe. Edílson Alkimin Cunha. Há 55 anos ele não retornava a cidade após tomar uma decisão que mudou sua vida. Já idoso e com dificuldades para caminhar o ex pároco do município foi recebido por velhos amigos e admiradores no aeroporto da cidade.
Grande benfeitor do município pelas suas ações religiosas, sociais e assistenciais. Intelectual e poeta, ele promoveu significativos avanços educacionais, entre os anos 1954 e 1961, com a fundação do Educandário Diocesano Cristo Rei, a Livraria Papa Pio XII e o Clube de Línguas onde eram ensinados cinco idiomas: “inglês, francês, italiano, latim e grego”. Estas e outras ações empreendedoras transformaram a vida cultural na região do médio São Francisco.
Foi realizada uma recepção no Centro Diocesano onde foram recitadas poesias escritas por Alkimin, musicas cantadas pelo coral e depoimentos emocionados de seus amigos.
Muito emocionado Edilson agradeceu a todos e relembrou os bons tempos de seu trabalho na Diocese de Barra. Posteriormente conheceu o campus da Universidade Federal do Oeste da Bahia e visitou os Brejos da Barra.
O padre Edilson como é carinhosamente chamado veio acompanhado pelo vice-governador João Leão e os deputados Cacá Leão e Antonio Henrique Júnior.
Por Juan Felix – Revista Barra Magazine
Barra: Pe. Edilson Alkimin visita a cidade e os Brejos da Barra após 55 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário