A tradicional festa de Bom Jesus dos Navegantes, que percorre o Centro Histórico do município de Penedo e segue pelo São Francisco, tem enfrentado problemas nos últimos anos por conta da baixa vasão do rio. Para garantir a sua 132ª festa, a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) atendeu a um pedido da prefeitura do município e disse que iria aumentar a vazão das águas durante o fim de semana.
A programação religiosa tem seu ponto alto quando a procissão terrestre passa a ser fluvial, no momento em que o andor com a imagem do dono da festa segue pelas margens de Alagoas e Sergipe.
De acordo com a prefeitura de Penedo, nos últimos dois anos a etapa fluvial foi reduzida, deixando de passar na frente da cidade sergipana de Santana do São Francisco.
“A procissão é o maior momento de fé e devoção do povo ribeirinho e dos milhares de devotos do Bom Jesus dos Navegantes. Para evitar surpresas, solicitamos o aumento da vazão. Após discussões entre a Chesf e o Operador Nacional do Sistema (ONS), o nosso pedido graças ao Bom Jesus foi aceito. Mais uma vez, vamos celebrar com festa os dois momentos da procissão, tanto o terrestre, quanto o fluvial”, disse o prefeito Marcius Beltrão.
Fonte:g1
Publicado Por Tainá Almeida – Revista Barra Magazine
Alagoas: Chesf vai aumentar vazão do Rio São Francisco para festa de Bom Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário