Os brasileiros deverão adiantar o relógio em uma hora a partir da 0h do próximo dia 18 de Outubro, com a entrada em vigor do horário de verão. Os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste vão adotar a medida que vai até o dia 21 de Fevereiro de 2016. Os baianos ficarão de fora mais uma vez pois a Bahia não vai aderir ao Horário de Verão 2015.
Segundo informações da assessoria de comunicação do estado da Bahia, a medida baseia-se em “pesquisas internas” que teriam apontado que 72% da população é contra a adoção do horário de verão no Estado. “As alegações de sincronia de horários com o centro financeiro do país não fazem sentido num mundo globalizado onde os países mantém relações comerciantes e financeiras uns com os outros, mesmo tendo fusos horários diferentes”, alegou o secretário de Comunicação do estado, André Curvelo.
A expectativa de economia com a mudança do horário para este ano é superior aos R$ 4 bilhões, de acordo com o Ministério de Minas e Energia. Na teoria, essa economia reduz a pressão sobre as tarifas de energia elétrica e a pressão natural sobre impactos ao meio ambiente.
O horário de verão foi instituído pelo decreto 6.558 de 2008. Ele estabelece que o horário especial tem validade a partir da zero hora do terceiro domingo de outubro até o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte, exceto quando coincidir com o carnaval. Neste caso, o término deverá ocorrer no domingo seguinte.
Por Juan Felix – Revista Barra Magazine
Nacional: Horário de verão começa dia 18 de outubro; Bahia mais uma vez fica de fora
Nenhum comentário:
Postar um comentário