quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Barreiras: PM lança Operação Plano Safra no oeste




image


Com a meta de proporcionar segurança a empresários e trabalhadores que atuam na cadeia produtiva da agropecuária na região oeste do estado, a Operação Plano Safra 2015/16 foi lançada neata terça-feira, 13, pela Polícia Militar da Bahia em Barreiras, a 858 km de Salvador e deverá ter início na prática a partir desta quinta, 15.


A logística da operação prevê a utilização de um efetivo aproximado de 100 policiais militares em sistema de rodízio, oito viaturas e um helicóptero. Este é o segundo ano consecutivo em que a operação acontece na região, grande produtora agrícola e pecuária, com destaque para a cultura intensiva da soja e do algodão.


Assédio


A intensa circulação de riqueza agropecuária na região oeste da Bahia  passou a atrair grupos criminosos interessados em roubar cargas e propriedades rurais. Estima-se que a região movimente um valor bruto superior a R$ 2 bilhões por ano.


Segundo o comandante do Policiamento Especializado da Polícia Militar, coronel Lázaro Monteiro, que representou o comandante-geral da corporação no evento, “a PM está com as ferramentas necessárias e com o efetivo otimizado, com foco na repressão desses crimes”.


Mesmo assim, o presidente da Associação dos Agricultores Irrigantes da Bahia (AIBA), Júlio Busato, informou que a classe produtora se prontificou a fornecer apoio em forma da alimentação e combustível, por exemplo.


O coronel Lázaro Monteiro ressaltou que trabalhadores e empresários do oeste devem ajudar neste trabalho, denunciando a existência de movimentos estranhos perto das fazendas, de modo que as equipes de policiais sejam acionadas e se desloquem para averiguar as informações.


O diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Oziel Oliveira, ressaltou que a operação é importante para a região. “A PM não trabalha somente na segurança das pessoas, mas em conjunto com a Adab, na proteção do meio ambiente”. Ele explicou também  que “se um produto químico cair em mãos erradas, poderá trazer grandes prejuízos para toda a sociedade”.


Duração


A Operação se estenderá  até 30 de abril de 2016, cobrindo os municípios de Barreiras, Angical, Baianópolis, Correntina, Cocos, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia e São Desidério, compreendendo uma área 91.601,45 km² e beneficiando em torno de 451 mil pessoas.


Fonte: UOL


Por Tainá Almeida – Revista Barra Magazine




Barreiras: PM lança Operação Plano Safra no oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário