terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Política: Após Cunha aceitar o pedido de Impeachment e Temer enviar a carta, Janot pede, Teori Zavascki autoriza, e o PMDB vira alvo da Polícia Federal




pmdbpoliciafederal


Não demorou poucos dias após o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB) aceitar o pedido de abertura do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, a carta do vice-presidente Michel Temer (PMDB) ter vazado, juntamente com a possibilidade do PMDB romper com o Governo para que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot pedisse busca e apreensão em alvos do partido. A busca na residência de Cunha foi autorizada pelo ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF) e a retaliação chega à galope.


Mais cedo, os policiais estiveram na residência oficial do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e dos ministros Celso Pansera (Ciência e Tecnologia) e Henrique Eduardo Alves (Turismo), ambos do PMDB. Fábio Cleto, aliado de Cunha que ocupava uma das vice-presidências da Caixa Econômica Federal até a semana passada, também foi alvo de busca, em São Paulo. Ele é um dos principais operadores do presidente da Câmara.


A ação da PF ainda atinge o deputado Aníbal Gomes (PMDB-CE), apontado como interlocutor do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), nos desvios da Petrobras, do senador e ex-ministro Edison Lobão (PMDB-MA), que é investigado no Supremo Tribunal Federal pela Lava Jato, de Sergio Machado, ex-presidente da Transpetro, e em endereços ligados ao senador Fernando Bezerra Coelho (PSB), em Pernambuco.


Com Cunha, ministros e parlamentares na mira, a operação da PF atingiu em cheio o PMDB. Embora não seja alvo direto de um mandado de busca, o presidente do Senado também é objeto desta operação. Um dos inquéritos investigados nesta fase é o dele. A operação atinge pessoas com foro privilegiado ou ligadas a eles.


A operação Catilinárias cumpre ao todo 53 mandados de busca e apreensão – na Câmara dos Deputados, sede do PMDB em Alagoas, na residência dos investigados, endereços funcionais, sedes de empresas, escritórios de advocacia e órgãos públicos – expedidos pelo STF, referentes a sete processos instaurados a partir de investigações da Lava Jato. Os mandados, expedidos pelo ministro Teori Zavascki, estão sendo cumpridos no Distrito Federal (9), em São Paulo (15), no Rio (14), no Pará (6), em Pernambuco (4), em Alagoas (2), no Ceará (2) e no Rio Grande do norte (1).


Catilinárias são uma série de quatro discursos do cônsul romano Cícero contra o senador Catilina.


Por Juan Felix – Revista Barra Magazine




Política: Após Cunha aceitar o pedido de Impeachment e Temer enviar a carta, Janot pede, Teori Zavascki autoriza, e o PMDB vira alvo da Polícia Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário