O município de Guanambi com cerca de oitenta e seis mil habitantes no centro-sul da Bahia foi considerada a melhor cidade da Bahia em crescimento, ocupando a primeira posição com 0,7435 de IFDM, Edição 2015 – Ano Base 2013. O município desbancou a cidade de Luis Eduardo Magalhães no oeste baiano, que na Edição 2015 – Ano Base 2012 ocupava a primeira posição e atualmente ocupa a quinta, com o índice 0.7328.
Com 96 anos de emancipação política, nas duas últimas décadas do século XX, Guanambi apresentou um aumento acentuado na população. No censo populacional de 1970, a cidade contava com uma população de 31 174 habitantes, número que cresceu para 45 420 em 1980, elevando a taxa de urbanização da cidade de 35,9% em 1970 para 54,8% em 1980.
Nos últimos trinta anos, a população da cidade quase dobrou, à mesma proporção em que a economia se desenvolveu, tendo o município, em 2010, alcançado a marca de 79,36% de taxa de urbanização, segundo o IBGE.
A base da economia da cidade, a princípio, foi do cultivo e beneficiamento do algodão, este produzido na região do Vale do Luiu, o que fez com que a elite fundiária dessa cultura se estabelecesse em Guanambi, trazendo consigo investimentos na infraestrutura do município, como rodovias, usinas de beneficiamento e o aeroporto, o que contribuiu para o aumento expressivo da população, tendo em vista que essa cidade recebia cada vez mais um contingente populacional diversificado, com pessoas em busca de trabalho na colheita de algodão, e ainda, outras pessoas interessadas em investimentos na cidade ou à trabalho nas usinas beneficiadoras que eram implantadas no local.
O IFDM – Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal – é um estudo do Sistema FIRJAN que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego & renda, Educação e Saúde. Criado em 2008, ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.
Por Juan Felix – Revista Barra Magazine
Fonte: FIRJAN
Guanambi: Cidade foi considerada a melhor da Bahia em emprego, renda, educação e saúde segundo ultimo IFDM
Nenhum comentário:
Postar um comentário