Assista o vídeo do discurso do Bispo da Diocese de Barra Bom Luiz Flavio Cappio na consulta pública do Plano de Bacia do Rio São Francisco realizada pelo CBHSF e a Nemus Consultoria na quinta-feira (05/11), no município de Barra, oeste da Bahia “o bispo Dom Luis Cáppio, ganhou projeção nacional por ter realizado duas greves de fome, nos anos de 2005 e 2007, contra o projeto de transposição do rio São Francisco”.
Em seu discurso, o líder religioso pregou um desenvolvimento sustentável, que respeite a natureza e seus limites. “Os ambientalistas já estão chamando atenção para o conceito do desenvolvimento sustentável, que, além de respeitar as leis da natureza, busca corrigir as agressões anteriormente sofridas pelo meio ambiente”, destacou. Em relação aos prognósticos apresentados pelos estudos sobre a bacia do São Francisco, que compõem o Plano Decenal (2015-2025), o bispo foi crítico: “É como um enfermo na UTI e várias pessoas ao seu redor pensando no que ele poderá se tornar no futuro, sem a preocupação com a sua vida e suas reais possibilidades de recuperação”.
Ao fim de sua participação na consulta pública, Dom Luis Cáppio repetiu uma frase que ficou célebre em sua militância em favor da prioridade para a revitalização do rio: “Anêmico não doa sangue, se quisermos que o rio São Francisco seja um motor de desenvolvimento para esse país é preciso garantir a vida dele. E isso só será possível com um sério programa de revitalização”.
Por Juan Felix – Revista Barra Magazine
Imanges – Jerry Souza
Barra: Vídeo - Dom Luís Cáppio cobra ações de revitalização do rio São Francisco
Nenhum comentário:
Postar um comentário