segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Barra: Convite - Audiência Pública para discussão sobre o conflito agrário existente nos Brejos de Barra e Região




Audiencia-Publica-Dominus-Auditoria-03


A Comissão formada em prol da defesa dos interesses do povo dos Brejos de Barra e Região, composta por representantes das comunidades, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Barra, Comissão Pastoral da Terra, Paróquia São Francisco das Chagas, Diocese de Barra, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente do Município de Barra, Procuradoria Jurídica do Município de Barra, tem a honra de convidar Vossa Senhoria para uma audiência pública a ser realizada em data de 24 de novembro de 2015, às 8h00 no auditório do Colégio Municipal Silvia Araujo, sito à Rua Luis Viana Filho s/n, Fatima, Centro, Barra – Ba, para discussão  sobre o conflito agrário existente nos Brejos de Barra e Região.


 


Vale ressaltar, que os Brejos são um polo importante de  produção de derivados da cana de acúcar, além de frutas e outros produtos agrícolas que são comercializados em Barra, Xiquexique e Região, abastecendo as feiras livres destes municípios. E, atualmente, as próprias escolas através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).


Além disso, os Brejos tem uma importância socioeconômica imensurável, pois ali vivem, desde tempos imemoriais, em mais de 60 (sessenta) comunidades, uma população estimada em 20.000(vinte mil) pessoas,  explorando um território de mais de 300.000ha (trezentos mil) hectares. As pessoas que vivem nesta área, alguns a mais de 100 (cem) anos, fazem uso comunitário deste território, em regime de Fundo de Pasto e dali tiram o seu sustento e o de sua família.


mapafazendacristorei


Entretanto, para surpresa de toda a população barrense, inclusive os povos dos brejos e população ribeirinha, diretamente afetada, recentemente, uma empresa com sede em Juazeiro da Bahia, denominada Almeida Mendes Advocacia, vem se apresentando como sendo dona de um imóvel rural, denominado Fazenda Cristo Rei medindo aproximadamente 229.000ha (duzentos e vinte e nove mil) hectares dentro da área dos Brejos, estendendo-se desde às margens do Rio São Francisco, em Barra, onde apresenta uma “testada” de “apenas” 200m, e vai se abrindo, atravessando a porção norte o município da Barra ganhando quilometros de dimensão, atravessando para o município de Pilão Arcado. Esta imensa fazenda atinge diretamente mais de 30(trinta) comunidades e seus respectivos territórios, além dos territórios de outras 10 (dez) comunidades vizinhas.


 


O referido evento tem por objetivo conscientizar e mobilizar a opinião pública em torno do possível conflito agrário que está se instalando nos Brejos de Barra  e Região,  bem como colher informações acerca da demanda e da realidade em que vivem os millhares de moradores da região, na perspectiva de definir estratégias e ações que garantam o direito dos verdadeiros donos das terras em conflito, ou seja, os nossos queridos brejeiros.


Na Audiência terá uma palestra do professor da USP, Ariovaldo Umbelino e a participação dos seguintes órgãos: CDA, PGE, SEPROMI, SPU, Ouvidoria Agrária Nacional, INCRA, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, INEMA, IBAMA, GEOGRAFAR, AATR, Município de Barra e várias outras entidades da região.


Sem mais para o momento, e aguardando o comparecimento pessoal de Vossa Senhoria no referido evento, que é, sem dúvida, de interesse de toda população do município, aproveito o ensejo para renovar protestos de consideração e apreço.


COMISSÃO EM DEFESA DOS BREJOS DE BARRA E REGIÃO




Barra: Convite - Audiência Pública para discussão sobre o conflito agrário existente nos Brejos de Barra e Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário