Está acontecendo hoje (05) no auditório da Escola Municipal Sylvia Araújo em Barra no oeste da Bahia mais uma etapa do Programa de Prevenção ao Glaucoma. O atendimento é realizado por profissionais do Hospital de Olhos São Paulo em parceria com a Prefeitura Municipal de Barra.
Os pacientes diagnosticados serão cadastrados no protocolo do Glaucoma, e serão beneficiados com a distribuição gratuita de colírios, além de acompanhamento nas próximas etapas.
O atendimento do programa é voltado para pacientes acima de 40 anos. Para ser atendido o paciente precisa estar munido do cartão do SUS, cópia do RG e comprovante de residência.
O glaucoma refere-se a um grupo de doenças oculares que provocam danos irreparáveis no nervo óptico. Este, por sua vez, é o nervo que carrega as informações visuais recebidas pelo olho até o cérebro. A doença atinge cerca de 1% das pessoas entre 43 e 54 anos, 2,1% entre 54 e 75 e 4,7% em maiores de 75 anos.
Se não for tratado, o glaucoma leva ao dano permanente do disco óptico da retina, causando uma perda progressiva do campo visual.
O tratamento consiste em diminuir a pressão intraocular elevada até o momento é o principal tratamento. A pressão intraocular pode ser diminuída com medicamentos, geralmente com colírios. Caso a pressão não diminua com o uso desses medicamentos, uma cirurgia poderá ser indicada.
Por Juan Felix – Revista Barra Magazine
Foto: Jerry Souza
Barra: População é beneficiada com mais uma etapa do Programa de Prevenção ao Glaucoma
Nenhum comentário:
Postar um comentário